O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná realiza neste sábado (1) o sorteio das urnas que serão auditadas durante a votação deste domingo (2). O processo ocorre em todos os pleitos e é realizado em 35 urnas eletrônicas, em diversas seções de municípios espalhados pelo estado.

De acordo com o TRE, serão feitos testes de Autenticidade e Integridade dos Sistemas em 27 urnas, 25 delas dentro da sede do tribunal e outras duas em secções da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) em Curitiba. E ainda, oito unidades de urnas serão auditadas para teste de funcionamento.

De acordo com o presidente do TRE-PR, desembargador Coimbra de Moura, o objetivo é trazer transparência ao processo.

O exército vai fazer o acompanhamento dos testes feitos nas urnas, assim como representantes de órgãos e entidades interessadas e inscritas junto a Justiça Eleitoral. Pela primeira vez em uma eleição geral, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) vai transmitir na íntegra o Teste de Integridade das urnas eletrônicas. Qualquer pessoa interessada poderá acompanhar os procedimentos ao vivo pelo YouTube. Serão cerca de 30 horas de gravação, inclusive durante a madrugada, sem interrupções.