Após o presidente Jair Bolsonaro (PL) voltar a atacar o voto eletrônico, o ministro Luiz Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, reafirmou nesta segunda-feira (18) a integridade do sistema eleitoral brasileiro. Bolsonaro discursou para embaixadores em Brasília e acusou, sem provas, uma possível fraude nas eleições de 2018.
Fachin participou virtualmente de um evento de combate à desinformação da Ordem dos Advogados do Paraná (OAB-PR) e enfatizou seu posicionamento sobre a segurança das urnas.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral reforçou a necessidade de combate a notícias falsas, que muitas vezes são propagadas por agentes políticos.
Em entrevista à rádio CBN Curitiba, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, endossou o posicionamento do ministro e disse que a democracia fica em risco quando há desinformação.
O presidente da TRE citou também a necessidade de pela primeira vez na história realizar a contratação de seguranças para zonas eleitorais nas eleições deste ano.