O Paraná registrou a abertura de quase 21 mil novos negócios, segundo o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian. O número corresponde a 7% do total de empresas abertas em todo o país, que cadastrou pouco mais de 293 mil novas empresas. O levantamento apontou o resultado obtido em outubro de 2022 e colocou o Paraná como o estado que mais abriu novos negócios na região Sul e o quarto em todo o Brasil.

De acordo com a Serasa Experian, em relação ao porte, 7 em cada 10 empresas foram registradas como Microempreendedores Individuais (MEIs).

O presidente da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), Marcos Rigoni, falou que o Paraná ocupa posição de destaque desde 2019.

O economista e conselheiro do Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon-PR), Claudio Shimoyama, explicou que o destaque do estado também é resultado do agronegócio e elencou os principais motivos da primeira colocação de abertura de novos negócios na região Sul.

Claudio Shimoyama falou sobre os setores que impulsionaram o cenário positivo de novas empresas no estado.

Entre todas as regiões, o Sudeste liderou o total de aberturas, com pouco mais de 149 mil novas companhias, seguido da região Sul com cerca de 56,5 mil empresas novas.

Para a Serasa Experian, houve retração em relação aos anos anteriores, que acompanhou as contínuas baixas na taxa de desemprego no país que, em outubro, chegou a 8,3%, conforme dados da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O levantamento do Nascimento de Empresas considerou a quantidade mensal de novas companhias registradas nas juntas comerciais de todas as Unidades Federativas do Brasil, assim como a apuração mensal dos CNPJs consultados pela primeira vez na base de dados da Serasa Experian.