O Paraná registrou 5.589.989 milhões de infrações de trânsito autuadas em 2023, um aumento em comparação com os 4.515.151 milhões de registros em 2022. Os dados fazem parte do anuário estatístico de trânsito do Paraná em 2023, divulgados pelo Detran-PR considerando registros de infrações feitos por todos os órgãos de trânsito competentes.

Apesar da frota de veículos ter crescido, especialistas alertam que os casos ainda são altos, considerando que o Paraná possui pouco mais de 5 milhões e 700 mil condutores cadastrados. A preocupação é ainda maior ao analisar os tipos de infrações.

Do total do ano passado, foram 950.840 infrações gravíssimas, justamente aquelas que podem causar acidentes fatais. Outros 3 milhões dos casos representaram infrações leves ou médias. O especialista em trânsito, Hugo Alexander, liga as autuações como fator que aumenta as chances de mais acidentes nas estradas.

Ele alerta que até mesmo o desrespeito às leis de trânsito mais leves podem ser perigosas. Um exemplo é o ato de transitar com velocidade máxima superior em até 20%, essa foi a infração mais cometida no Paraná no ano passado e pode ser fatal a depender do porte dos veículos envolvidos no acidente e a velocidade permitida na via.

Por conta disso, Hugo acredita que uma revisão no Código de Trânsito Brasileiro pode auxiliar no processo de penalização. Ele explica que pode haver o agravamento dessas infrações que são mais frequentes.

Além disso, o especialista chama a atenção novamente para o uso de campanhas educativas que possam orientar motoristas e levar a informações sobre as leis ligadas ao trânsito.

Outra informação que é alertada se refere aos casos de multas de trânsito autuadas com erros ou por engano. Nesses casos em específicos, o motorista também deve estar ciente de que é possível recorrer em algumas situações, como explicou o advogado na empresa SÓ Multas, Clayton Vitor.

Ainda com relação aos dados divulgados pelo Detran-PR, do total de infrações, 28.318 resultaram em suspensão direta pelo direito de dirigir. Também houve outras 46.501 suspensões por 20 pontos na carteira no estado.