O Paraná teve chuvas acima da média em quase todas as regiões neste mês de novembro, com recordes históricos. Desde 1997 não chovia tanto no estado. Em Curitiba, por exemplo, o volume foi 72% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. Choveu 286,40 milímetros, mais que o dobro da média história da cidade, de 115,72 milímetros. A capital é o 5º município do estado com maior volume de chuvas em novembro deste ano.

Em primeiro lugar no ranking das dez cidades com maior volume de chuvas está São Miguel do Iguaçu, no Oeste do Paraná, com 421 milímetros. Pinhais, que fica na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), está em 8º na colocação, com acumulado de 216 milímetros: 91% a mais do que a média histórica. Os dados são de levantamento do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).

De acordo com Lizando Jacóbsen, meteorologista do Simepar, a metade sul do estado foi a que registrou maior volume de chuvas. Destaque também para as altas temperaturas.

As temperaturas mais elevadas são resultado do fenômeno El Niño, que segue presente ainda pelos próximos meses.

A previsão para o verão é de dias quentes e abafados, com as chuvas típicas do período: rápidas e isoladas na maioria das regiões.