O Relatório Estatístico Criminal da Segurança Pública do Paraná, divulgado nesta semana pela Secretaria Estadual da Segurança Pública, mostra que a maioria dos municípios paranaenses não teve homicídios no primeiro trimestre de 2022. 

Em 254 cidades do Paraná, não foram registrados homicídios, o que representa um índice de 63%. Os dados estão no Relatório Estatístico Criminal da Segurança Pública do Paraná, divulgado nesta segunda-feira (13) pela Secretaria estadual da Segurança Pública. Em outros 84 municípios houve apenas uma ocorrência de assassinato nos primeiros três meses deste ano. De acordo com o levantamento, houve queda nas mortes violentas na comparação com o mesmo período do ano passado. A maior redução foi nos casos de latrocínios, que são roubos seguidos de morte, com queda de 53%. O secretário de segurança do Paraná, Wagner Mesquita, atribui os números à integração das forças policiais.

Também foi possível perceber uma redução de 9,52% nos casos de feminicídio em todo Paraná, com 21 ocorrências no primeiro trimestre de 2021, contra 19 no mesmo período de 2022. As cidades que registraram as maiores reduções na criminalidade foram Telêmaco Borba, Rolândia, Apucarana, Paranaguá, São José dos Pinhais e Ponta Grossa. No recorte referente à capital, o levantamento mostra que nos três primeiros meses do ano, Curitiba registrou 86 mortes por homicídio doloso, cinco por lesões corporais e dois feminicídios.