A pedido da CBN, a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) fez um levantamento sobre casamentos de menores de idade no Paraná. Em 2022, foram 230 casamentos com menores de idade realizados no estado. Até março deste ano, foram mais 81 registrados em cartório. De acordo com Nara Darliane Dors, diretora de assuntos jurídicos da Arpen do Paraná, o registro de matrimônio com menores de 18 anos não é incomum.

No Brasil, em levantamento feito pela Arpen, em 2021 foram 3.334 casamentos com pessoas entre 16 e 18 anos, já em 2022 foram 3.176. Neste ano, até 31 de março, foram registrados 718 uniões deste tipo. O assunto ganhou repercussão depois que o prefeito de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, Hissam Hussein Dehaine se casou com uma jovem de 16 anos.

A união deles, inclusive, pode ser anulada, segundo o Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ). Isso por que a vice-prefeita do município, Hilda Lukalski (PSD), que também é oficial do cartório da cidade há mais de 40 anos foi quem firmou a união. O problema estaria relacionado ao afastamento, formalizado pela própria vice-prefeita para assumir o cargo político, o que retirou os poderes como cartorária entre 1º de janeiro de 2021 a 31 de dezembro de 2024.

Além desta investigação, os familiares e o próprio prefeito são alvo de uma suspeita de nepotismo na prefeitura de Araucária. Hissam emprega duas filhas, ex-mulheres e a cunhada no executivo. Recentemente ele exonerou a mãe e a tia de sua atual esposa das secretarias de Cultura e Turismo e também de Planejamento, depois que o caso ganhou repercussão nacional negativa.

Em nota, a prefeitura de Araucária informou que as duas mulheres voltaram aos seus cargos de origem em que estavam antes de assumirem as secretarias.