Os secretários da Educação e da Saúde do Paraná anunciaram a campanha nesta sexta-feira (2). O esforço das duas pastas tem o objetivo de facilitar o acesso e incentivar a vacinação de crianças e adolescentes em todo o estado, pois as taxas de imunização estão abaixo dos índices recomendados pelo Ministério da Saúde, para quase todas as vacinas.
Portanto, a partir da próxima segunda-feira, dia 5 de agosto, começa a aplicação dos imunizantes previstos no Calendário Nacional de Imunização em todos os colégios estaduais. A vacinação fica disponível até o dia 16 de agosto.
O secretário de Educação, Roni Miranda, explicou como vai funcionar a campanha de vacinação, que também pode ser estendida a pais, professores e funcionários das escolas.
As imunizantes ficam disponíveis nas escolas estaduais, em datas específicas durante 12 dias. Roni Miranda disse que é importante os pais se informarem sobre o calendário na escola na qual o filho estuda.
O secretário de Saúde, César Neves, disse que as vacinas também estarão disponíveis de acordo com a idade e a necessidade de atualização da carteira de vacinal. Além disso, César Neves pontuou que os imunizantes também estarão disponíveis em creches.
Segundo o secretário de Saúde, desde 2015, a cobertura vacinal caiu bastante em todo o Brasil, com a divulgação de notícias falsas e outras que não têm verificação científica.
Entre os imunizantes que estão abaixo do ideal, está o que protege contra a coqueluche, presente nas vacinas Pentavalente e Tríplice Bacteriana (DTP), que conta com o percentual de vacinação de 86%, para 1ª dose, e 82% para dose de reforço.