O Paraná recebe nesta terça-feira mais uma remessa de imunizantes da Janssen. Ao todo serão 136.100 vacinas contra a Covid-19 que devem ser utilizadas para a dose de reforço da população adulta, acima de 18 anos, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

Esse segundo lote deve chegar pela manhã ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais. Em seguida será levado para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), onde vai passar por conferência e ficará armazenado até que as doses sejam destinadas para as Regionais de Saúde.

O Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, falou sobre a importância da vacinação e destacou que as pessoas devem tomar a dose de reforço e completar o esquema vacinal, além de continuar com os cuidados básicos.

O estado já recebeu na semana passada a primeira remessa de vacinas da Janssen com 132.050 doses. De acordo com especialistas, essas vacinas são primordiais para que se alcance o maior número de pessoas vacinadas e assim conter a disseminação, inclusive de novas variantes.

Curitiba começou a aplicação da dose de reforço da vacina da Janssen na sexta-feira. Segundo a Secretaria de Saúde do Município, mais de 38 mil pessoas que já foram vacinadas com a dose única do imunizante estão aptas a receber a dose de reforço.

O primeiro público que recebeu o complemento do esquema vacinal foi o de motoristas e cobradores do transporte público. Os trabalhadores da limpeza pública também recebem a dose de reforço, mas a vacinação acontece nos locais de trabalho, assim como foi feita durante a primeira aplicação.

Nesta segunda-feira as doses dos imunizantes foram aplicadas nas pessoas com 18 anos ou mais, vacinados com a dose única até 30 de junho. Já nesta terça-feira, todos com 18 anos ou mais, vacinados com a dose única até 5 de julho, também podem receber a dose de reforço da Janssen.