Nesta quarta-feira (26), mais 152 leitos para atendimento preferencial à Covid-19 e H3N2 foram reativados no Paraná. São 142 enfermarias e 10 Unidades de Terapia Intensiva (UTI), que se somam aos já reabertos desde sábado (22), totalizando agora 609 UTIs e 948 enfermarias.

Nesta quarta-feira a taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para Covid-19 no Paraná estava em 67%. Já os leitos de enfermaria 46%.

No Paraná, os novos leitos foram distribuídos nos municípios de Londrina (15 enfermarias e 5 UTIs), Maringá (20 enfermarias), Umuarama (10 enfermarias), Laranjeiras do Sul (10 enfermarias), Prudentópolis (10 enfermarias), Palmas (5 UTIs e 6 enfermarias), Chopinzinho (6 enfermarias), Coronel Vivida (6 enfermarias), Mangueirinha (6 enfermarias), Pato Branco (12 enfermarias) e Clevelândia (6 enfermarias).

Em Curitiba, também nesta quarta-feira (26), foram reativados cinco leitos de enfermaria no Hospital Pequeno Príncipe, cinco leitos de enfermaria pediátrica para atendimentos de casos de SRAG/covid no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie.

Nesta semana também foram ativados 50 leitos de enfermaria SRAG/covid na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Boqueirão, como explica a secretária municipal de saúde, Márcia Huçulak.

A UPA Boqueirão já funcionou exclusivamente como retaguarda do atendimento de covid-19 por onze meses, entre novembro de 2020 e outubro de 2021 e tem equipe, estrutura física e equipamentos para essa pronta readequação.

Na capital, a orientação da Secretaria Municipal de Saúde para as pessoas com sintomas leves de gripe é para que se isolem e, se houver necessidade, entrem em contato, prioritariamente, com centrais de atendimento remoto em Saúde (teleconsulta, videoconsulta) a que tiver acesso (público ou privado). Curitiba oferta o atendimento pela Central 3350-9000, diariamente das 8h às 20h.