O Paraná realizou, na manhã desta quarta-feira (18), um seminário com cerca de 400 servidores públicos estaduais para debater a importância dos indicadores para políticas públicas. O evento aconteceu no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

A iniciativa é organizada pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Escola de Gestão do Paraná e a Secretaria de Estado do Planejamento. O secretário de Administração e Previdência, Claudio Stabile, falou sobre a necessidade dos números para o governo estadual.

Durante o evento, foram realizadas palestras sobre a importância dos dados e evidências para a fundamentação de decisões governamentais, com o objetivo de diminuir as incertezas na tomada de decisões e aumentar a eficiência de políticas.

A segunda abordou o tema da atratividade e financiabilidade para organizações, projetos e políticas públicas de maneira que se adéquem às metas globais estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento sustentável. O secretário de Planejamento, Guto Silva, destacou de que maneira as informações podem ajudar na geração de projetos no estado.

Segundo o governo do Paraná, a adoção de políticas públicas baseadas em evidências é uma tendência em todo o mundo. O chefe do Executivo Estadual, Ratinho Junior (PSD), defendeu a implementação do modelo no estado.

O evento abordou os indicadores que compõem o ranking de competitividade dos estados, por meio de uma ferramenta desenvolvida pelo CLP que analisa a eficiência das políticas públicas em todo o Brasil.

No indicador recente da pesquisa, o Paraná subiu duas posições na área de infraestrutura, ocupando a terceira colocação, atrás de São Paulo, em primeiro, e Santa Catarina, em segundo. A ideia é que tanto os números quanto o seminário indiquem aos gestores públicos como desenvolver políticas públicas que atendam, de maneira eficiente, às necessidades da população.