Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) a campanha de vacinação contra Influenza foi estendida em razão da baixa procura por doses. Conforme a secretaria, em todo o estado, cerca de 2,1 milhões de pessoas já tomaram o imunizante contra a gripe, sendo que a expectativa era vacinar, apenas entre o público prioritário, para quem a vacina foi ofertada inicialmente, mais que o dobro desse total atingido até o momento, já que o público-alvo é de cerca de 4,6 milhões.

Desde o dia 15 de maio, a Secretaria de Saúde do Paraná ampliou a oferta da vacina contra a gripe para todas as pessoas que têm mais de seis meses de idade. Portanto, a vacina está disponível em todos os municípios do Paraná e deve ser procurada pela população nas unidades de saúde ou locais de vacinação.

A Sesa orientou os gestores das 399 cidades do estado para que utilizem todas as vacinas que estão nos estoques das secretarias municipais de saúde.

Os imunizantes contra Influenza são trivalentes, produzidos pelo Instituto Butantan, e distribuídos para toda a rede pública de saúde. A composição da vacina muda a cada ano, conforme as cepas do vírus que mais circulam no momento. Este ano, de acordo com orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), o imunizante é composto pelos vírus H1N1 (Sydney), H3N2 (Darwin) e a cepa B (Victoria).

Em Curitiba, a Secretaria Municipal de Saúde informou que as vacinas estão disponíveis em 105 postos de saúde da capital, que normalmente funcional das 8h às 17h. A capital vai continuar imunizando os moradores enquanto durarem os estoques da vacina na cidade.

Mais informações podem ser obtidas no site Imuniza Já Curitiba.