Fevereiro é o mês de volta às aulas e ainda não existe uma cobrança para a aplicação da vacina contra Covid-19 em crianças e adolescentes matriculados em colégios das redes pública e particular do Paraná. Em entrevista à CBN Curitiba, o Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, disse que a comprovação vacinal pode ser exigida ainda este ano.

Beto Preto disse que nesse momento não será exigido passaporte de vacinação para crianças e adolescentes frequentarem as escolas, para assistir às aulas presenciais, pois ainda não há imunizantes suficientes para todos. Porém, fez uma ponderação e falou que em algum momento o comprovante pode ser cobrado.

Sobre os pais que ainda não se sentem seguros em mandar os filhos para as aulas presenciais e têm dúvidas sobre a permanência das aulas na modalidade on-line, Beto Preto falou que essa decisão cabe à secretaria de educação. Além disso, frisou que muitos professores e funcionários das escolas estão com o ciclo de imunização completo, pois já tomaram a terceira dose da vacina.

Segundo o secretário de saúde, a educação foi uma das áreas mais prejudicadas com a pandemia da Covid-19 e fez questão de relembrar que as medidas sanitárias devem ser seguidas por todos no retorno das aulas.

Como o secretário de saúde sempre reitera, em todas as entrevistas, além dos cuidados básicos recomendados pelas autoridades sanitárias, a vacinação continua sendo a medida mais recomendada contra a Covid-19.