O Paraná ocupa o terceiro lugar no ranking nacional em relação ao percentual de vacinação de crianças de 5 a 11 anos, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Conforme a pasta, já foram distribuídas mais de 636 mil doses que imunizaram cerca de 430 mil crianças.

O Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, comentou sobre os números gerais da vacinação infantil, já que dos 399 municípios do Estado, 170 não vacinaram o público na faixa etária de cinco anos ou mais, sem comorbidades ou deficiências permanentes. Beto Preto disse que cada município adota uma estratégia de acordo com as necessidades locais. Ele reiterou que se houvesse mais doses o número de crianças imunizadas seria ainda maior.

Outro apontamento feito pelo secretário de Saúde, foi que o empenho das equipes municipais de saúde espalhadas pelo estado têm ajudado a alavancar os números da vacinação infantil. Beto Preto também falou que as famílias estão deixando de lado as notícias falsas.

Sobre o objetivo de vacinar todo o público infantil com a primeira dose ate o mês de março e também sobre a eficácia da vacina, Beto Preto disso que é preciso desmistificar as ideias difundidas de que a vacina não é autorizada e que não seria necessário vacinar as crianças, pois elas não apresentam uma evolução severa da doença. Ele enfatizou que a variante ômicron que já tem sublinhagens e é bastante agressiva.

Beto Preto também falou do momento importante que o Paraná com a volta das aulas 100% presenciais, e que as crianças precisam ser imunizadas.

Para possibilitar a vacinação do público infantil, o Ministério da Saúde já destinou cinco remessas de vacinas pediátricas ao Paraná. A maior pare já foi distribuída para os municípios e ainda há cerca de 59 mil vacinas CoronaVac para segunda dose, que permanecem armazenadas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar).