Em julho de 2023, as micro e pequenas empresas (MPE) foram responsáveis pela criação de 93,7% das novas vagas de emprego no Paraná. O saldo líquido de empregos gerados pelas MPE foi de 6,7 mil vagas, de um total de mais de 7,1 mil vagas geradas. Até julho de 2023, o saldo acumulado de novos empregos no Paraná foi de 77,6 mil vagas, sendo 58,6 mil vagas geradas pelas MPE.Os dados são de estudo do Sebrae com dados do Sistema do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Adriana Carvalho, diretora de RH, comenta que com o fim da pandemia de Covid-19 muitas pessoas resolveram empreender, aumentando as possibilidades do mercado de trabalho.

Para quem oferece as vagas, muitas vezes há dificuldade para conseguir mão de obra qualificada.

Para quem busca uma colocação a dica é se manter atualizado.

Quanto aos setores que mais contribuíram para a geração de novos postos de trabalho no Paraná, em julho de 2023, a construção liderou com 1,6 mil vagas, seguida pela indústria de transformação com 1,1 mil vagas, do comércio com 904 vagas, serviços com 39 vagas e agropecuária com 32 vagas.

No acumulado do ano até julho de 2023, os setores que mais geraram empregos entre as MPE no Paraná foram: Indústria de Transformação, com 29,6 mil vagas; Serviços, com 11,3 mil vagas; Construção, com 9,8 mil vagas; Comércio, com 1,8 mil vagas; e Agropecuária, com 185 vagas.