Após recomendação do Governo Federal, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) passou a recomendar a aplicação da dose de reforço com o imunizante bivalente anticovid para todas as pessoas acima de 18 anos. A nova normativa do Programa Nacional de Imunizações (PNI), que consta em uma Nota Técnica, foi oficializada pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (24).

Conforme a nota, a indicação do imunizante contempla todas as pessoas acima de 18 anos que tenham recebido pelo menos duas doses do esquema primário vacinal, há cerca de quatro meses.

A Secretaria de Saúde informou que cada município deve organizar o calendário para os novos convocados, de acordo com a demanda e a quantidade de doses disponíveis. Conforme a Sesa, as equipes de saúde municipais podem utilizar os estoque que possuem até que novas remessas sejam enviadas pelo Ministério da Saúde.

O Paraná ainda tem estoque de 156 mil doses, que estão armazenadas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba, de acordo com informação divulgada pela Sesa.

A infectologista Viviane Macedo afirmou que a Covid-19 ainda apresenta casos graves e a população deve ponderar entre tomar a vacina ou contrair a doença e evoluir para um caso grave.

Viviane Macedo destacou que o imunizante bivalente é seguro e que as pessoas não precisam ter receio de tomar a vacina.

A prefeitura de Curitiba divulgou que está ampliando o público que vai receber a vacina bivalente anticovid para pessoas com 18 anos ou mais. A Secretaria Municipal da Saúde vai organizar o novo cronograma de chamamento, para convocar de forma escalonada o novo grupo.

Na capital, a estimativa do novo público de 18 a 59 anos é de 1 milhão de pessoas. Para atender a nova demanda, a pasta vai solicitar novas doses do imunizante. No momento, Curitiba tem um saldo de 86 mil doses da vacina bivalente.