Números divulgados pela Vigilância em Saúde e Ambiente, órgão vinculado ao Ministério da Saúde, apontam que o Paraná integra o grupo de estados que apresenta estabilidade ou redução nos casos de dengue. Em uma semana, o Paraná registrou 23,3 mil casos confirmados da doença e 44,9 mil ocorrências descartadas.

Mesmo com o cenário de estabilidade, o Ministério da Saúde alertou que ainda é necessário cautela antes que os estados comecem a determinar o fim do pico das contaminações pela dengue. A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, indicou a necessidade de manter a atenção.

Em todo o período epidemiológico, o Paraná tem 351,3 mil notificações, 159,3 mil casos confirmados e 101,8 mil ocorrências descartadas. Após decretar estado de emergência no Paraná, em março, o secretário de Saúde, Beto Preto, falou sobre a escalada da doença.

O responsável pela pasta sinalizou que o Paraná enfrenta a maior epidemia de dengue da história. Dos 399 municípios do estado, 389 têm notificações da doença. Apenas 10 cidades não registraram casos confirmados. O secretário informou ainda que as mudanças climáticas aceleraram a curva de registros.

SAIBA MAIS:



O novo boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde do Paraná nesta semana indicou que não foram registradas mortes pela dengue. Ao todo, o Paraná tem 77 óbitos desde junho do ano passado. O secretário de Saúde alertou que as regiões mais frias também têm registrado dengue.

O Ministério da Saúde ampliou a distribuição das vacinas contra a dengue para mais 17 cidades no Paraná. Até o momento, podem ser imunizadas crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos nas regionais de Apucarana, Londrina e Foz do Iguaçu. O chefe da Saúde no Paraná apontou que a alta da dengue sobrecarrega os pronto-atendimentos.

O Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Paraná alertam ainda para os cuidados de prevenção contra a doença. A orientação é que as pessoas verifiquem possíveis criadouros de água parada, onde pode haver a proliferação do mosquito Aedes aegypti, e mantenham esses locais limpos.