O Paraná inaugurou 14 novas Procuradorias Especiais da Mulher em 2023, totalizando 127 órgãos pelo estado – esse é o maior número entre os estados do país. Os últimos municípios a receberem o atendimento especializado foram as cidades de Tamarana, Paiçandu, Ventania e Santa Maria do Oeste.

As Procuradorias têm como objetivo garantir a defesa dos direitos femininos com a representação do Poder Legislativo na Rede de Enfrentamento à Violência de Gênero. Além dos atendimentos contra a violência, a Procuradora Especial da Mulher da Assembleia, deputada Cloara Pinheiro (PSD), destaca o trabalho envolvem o apoio e a valorização das mulheres.

 

Até o mês de agosto desse ano, a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná fez 243 atendimentos entre vítimas assistidas e mentorias, que são as orientações dadas para as procuradoras municipais e servidoras. Agora os órgãos trabalham por meio de parcerias para cursos de capacitação e profissionalização dessas pessoas.

 

Dentre as principais leis em defesa das mulheres promovidas pelas Procuradorias, estão as leis estaduais para dignidade menstrual; dispositivo Salve Maria; exame que detecta a trombofilia em mulheres de idade fértil e também diagnóstico de tratamento para depressão pós-parto.

Denúncias de discriminação, cerceamento de direitos e violência contra a mulher podem ser feitas em uma das Procuradorias. As equipes encaminham as medidas necessárias junto de qualquer outro órgão e instituição, sejam públicos ou privados. Confira os endereços de atendimento no Paraná no link: https://www.assembleia.pr.leg.br/promu