O Paraná foi o terceiro estado que mais registrou crescimento no número de beneficiários de planos de saúde de assistência médica no ano de 2021, com mais de 90 mil novos planos, na comparação com o ano de 2020. O estado ficou atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. Os dados foram divulgados pela Agência Nacional de Saúde (ANS).

Em dezembro de 2021, o Paraná registrava 2.955.682 beneficiários do plano de assistência médica, contra 2.865.526, registrados em dezembro de 2020.

Segundo Gabriel Schulman, especialista em Direito da Saúde, a pandemia da Covid-19 foi um dos fatores mais importantes para que as pessoas procurassem os planos de saúde.

Por outro lado, o especialista explica que diversas operadoras dos planos encontraram dificuldades nos atendimentos, assim como foi observado no Sistema Único de Saúde (SUS). O aumento de beneficiários também ocasionou aumento no atendimento médico o que não era observado tanto em anos anteriores.

Conforme a ANS, a faixa etária com maior número de adesões aos planos médico-hospitalares, foi a de 39 a 43 anos.

Gustavo Schulman ressalta que, além dessa faixa etária ser economicamente mais ativa, também existe uma tendência de que pessoas nessa idade já preferem aderir aos planos de saúde.

No caso dos planos médico-hospitalares, em todo o país, em um ano houve incremento de 1,5 milhão de beneficiários, um aumento de 3% em relação a dezembro de 2020.

Já nos planos exclusivamente odontológicos, foi registrado aumento de 2.563.104 beneficiários em um ano – o que representa 9,61% de crescimento no período.

No Paraná, foram quase 250 mil novos beneficiários nos planos exclusivamente odontológicos. Neste caso, o Paraná também aparece na terceira posição entre os estados com maior aumento, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais.