O Paraná, segundo o Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, registrou o maior número de negócios com contas em atraso no final do ano passado (422.469). No Sul do país, mais de um milhão de companhias terminaram 2023 com contas no negativo.

Em todo o país, foram registrados 6,6 milhões de negócios no vermelho no Brasil em dezembro do ano passado, que se manteve estável desde julho. Segundo o Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, a maioria das empresas negativadas era do setor de “Serviços” (54,8%).

O setor com mais dívidas inadimplidas em dezembro de 2023 foi o de “Outros” (28,5%), que contempla contas com Indústrias, Terceiro Setor e Primário. A parcela com menos incidência de atrasos foi a de “Securitizadoras” (1,0%). Dívidas somaram R$ 126,1 bilhões.

São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais lideraram o ranking de estados com empresas negativadas no país no final do ano passado. Já Amapá, Acre e Roraima foram os três que menos registraram companhias com contas em atraso.

Por: Nasidi Cerqueira, com supervisão de Joyce Carvalho