Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e o Simepar divulgaram nesta sexta-feira (19) o último boletim da edição 2025 do Alerta Geada, serviço que há 31 anos auxilia agricultores e setores econômicos a se preparar para os impactos do frio no Estado.

Balanço de emissões

A operação deste ano começou em 5 de maio e resultou na emissão de 137 boletins diários com informações sobre as condições do tempo e a evolução das massas de ar polar. Também foram disparados 39 alertas específicos para risco de geadas capazes de causar prejuízos à agropecuária, sendo 37 para as regiões Sul e apenas dois para o Norte e Noroeste do Paraná.


SAIBA MAIS


Segundo a meteorologista do IDR, Ângela Costa, o inverno apresentou o padrão esperado da estação, com atuação frequente de massas de ar polar, geadas de diferentes intensidades e déficit hídrico em vários municípios.

Previsão para os próximos meses

Para os próximos meses, a previsão é de ondas de calor, chuvas irregulares e influência do fenômeno La Niña, caracterizado pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico Equatorial. Esse cenário pode trazer estiagens, menor disponibilidade hídrica para irrigação e pastagens e maior risco ao desenvolvimento das lavouras de primavera e verão.

Criado originalmente para proteger cafezais recém-plantados, o Alerta Geada hoje atende diversas cadeias produtivas e beneficia setores como turismo, comércio, mercado financeiro e construção civil.

Com informações da AEN/PR