Os empresários paranaenses estão mais confiantes. Uma pesquisa que é feita mensalmente pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), junto a empresário do setor, mostra que o Indicador de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) somou 43,8 pontos em março. O valor ficou 0,7 acima do registrado em fevereiro e 0,2 pontos acima de janeiro deste ano. O indicador mostra que a confiança ainda está em uma zona de pessimismo, abaixo dos 50 pontos – numa escala que vai até 100.

De acordo com a analista de Desenvolvimento Econômico da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Mari Santos, o que ainda tem influenciado o resultado é a avaliação do empresário em relação aos últimos seis meses, o chamado indicador de condições. Neste aspecto, a pontuação total foi de 38,6 pontos.

Já o indicador de expectativas, que avalia o período futuro, está em 46,4 pontos, mais próximo da faixa de otimismo. A especialista acredita que as novas medidas anunciadas pelo Governo Federal em relação ao arcabouço fiscal, que são as novas regras que vão substituir o antigo teto de gastos, podem explicar as respostas da pesquisa.

O índice geral sofreu uma maior influência no resultado por conta da reação positiva do indicador da construção civil, mais do que o da indústria de transformação. Este índice saiu de 51 pontos, em janeiro, para 51,9, em fevereiro. Agora em março fechou em 55 pontos, já na zona de otimismo. Já o indicador da indústria de transformação, ainda flutua na área de pessimismo, com 41,9 pontos no total.