Uma projeção feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que o Paraná é o segundo estado que mais deve crescer sua movimentação turística no carnaval, com alta de mais de 14% em relação ao ano passado. Felipe Tavares, economista-chefe da CNC, aponta que mesmo com o crescimento da atividade em destinos tradicionais, a região sul tem se destacado e chamado a atenção dos turistas.
A Associação Comercial do Paraná (ACP) destaca ainda que entre as medidas que contribuem para essa expectativa estão os investimentos do governo estadual no litoral paranaense e no retorno do crescimento da economia, como conta Gilberto Deggerone, presidente da instituição.
Com base nos dados da CNC, o carnaval paranaense deve ter um faturamento estimado em R$2,5 bilhões somente no mês de fevereiro. Em Curitiba, apesar de um carnaval mais modesto em comparação com a folia do litoral, a expectativa é de que a movimentação também gere receitas crescentes aos comerciantes.
SAIBA MAIS:
Passada a data de festividades, a Associação Comercial do Paraná projeta a continuidade no crescimento do setor no estado. O presidente, no entanto, pontua que será necessário que os empresários façam investimentos e cuidem das finanças para manter os negócios ativos.
Conforme a projeção da CNC, os dados positivos do carnaval apontam para um cenário promissor em 2024.