A prévia, publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que o Paraná figura entre os cinco estados mais populosos do país, com quase 12 milhões de habitantes. Fica atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia.

Na região Sul, até o momento, é apontado como o mais povoado, ultrapassando o índice populacional do Rio Grande do Sul, com pouco mais de 11 milhões de habitantes, e à frente de Santa Catarina, com população estimada em 7,7 milhões de pessoas.

Em relação às capitais, Curitiba ficou entre as dez mais populosas do Brasil, com aproximadamente 2 milhões de habitantes. A capital paranaense também superou a capital gaúcha em quase meio milhão de pessoas. Porto Alegre apresentou população estimada de 1,49 milhão.

Os números foram calculados com base nas perguntas respondidas aos recenseadores até o dia 25 de dezembro. Segundo o instituto, o resultado parcial, em relação à população das cidades, foi feito com base nos locais onde a coleta já terminou, com a combinação de dados coletados e estimativas para os demais municípios.

Todas as informações foram encaminhadas ao Tribunal de Contas da União (TCU) que, por meio de cálculos, estabelece a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa divulgação cumpre o que determina a lei, já que todo ano o IBGE deve informar o cálculo da população dos 5.570 municípios do país para o TCU, como explicou o superintendente do IBGE no Paraná, Elias Guilherme Ricardo.

Esse balanço apresentado pelo IBGE apontou que quase 85% da população paranaense, já respondeu aos questionários do Censo Demográfico 2022, nos mais de 23 mil setores censitários. Segundo os dados, apenas os municípios de Diamante D’Oeste e Rio Bom estão com índices de conclusão abaixo de 23%.

Conforme o superintendente do IBGE, o resultado final da pesquisa direciona as ações do governo e ajuda no planejamento das cidades.

A tabela com a prévia da população para cada município será publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.). A metodologia utilizada e as estimativas da população podem ser consultadas no site do IBGE.

Lembrando que os moradores de localidades que ainda não responderam à pesquisa devem ligar para o Disque-Censo, no número 137, que está em funcionamento desde terça-feira (27). Porém, o serviço está sendo disponibilizado de forma gradativa nos municípios, de acordo com o andamento da coleta em cada local.

Para saber se o Disque-Censo está disponível no seu município, basta acessar a página do IBGE para verificar.
censo2022.ibge.gov.br/pecas-de-divulgacao/disque-censo

A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular, todos os dias da semana, das 8h às 21h30.

Em Curitiba e também na Região Metropolitana, onde as pesquisas seguem o cronograma, esse serviço ainda não está disponível.

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]