O Paraná está próximo de atingir 1 milhao de MEIs (Micro Empreendedor Individual), o estado já conta com 968 mil registros. Em Curitiba existiam 199 mil MEIs. Os dados fazem parte do Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Socioecônomicos.
Entre dezembro de 2020 até dezembro de 2021 foram mais de 100 mil registros optantes pelo SIMEI, o Simples Nacional. Apenas nos 5 primeiros meses desse ano o Paraná teve pouco mais de 30 mil novos registros.
O economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Socioeconômicos (DIEESE), Rafael Durlo, pondera que, a crise econômica a partir de 2015 e o aumento do número de desocupados, faz com que essas pessoas tendam a procurar o MEI.
Ele ainda destaca que a abertura de MEIs se concentra nas áreas de prestação de Serviços.
A advogada Juliana Paula Dias avalia que o MEI tem sido uma das opções principais por empresários na hora de contratação.
Considerando o aumento no interesse de empresas em se contratar pessoas com registro MEI, o advogado mestre em Direitos Fundamentais e Democracia, André Ricardo Lopes, pondera que existem regras a serem seguidas.
O MEI (Microempreendedor Individual) foi criado em 2008 pela Lei nº 128/2008 com objetivo de formalizar trabalhadores brasileiros que, até então, desempenhavam diversas atividades sem nenhum amparo legal ou segurança jurídica.
Podem optar pelo MEI os profissionais autônomos e micro empresários com faturamento anual de até R$ 81 mil.