No primeiro semestre desse ano, o número de contratações de estágio e jovens aprendizes cresceu no Paraná e no Brasil. Segundo dados do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE/PR), o aumento nas contratações de jovens aprendizes foi de 40% em relação ao último ano, enquanto mais de 26,2 mil contratos de estágio foram firmados.
Ricardo Raczynski é estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e faz parte desta estatística. Ele foi efetivado recentemente e conta que a oportunidade foi essencial para a carreira dele.
Hugo Feltrin, diretor-executivo da empresa que contratou Ricardo, explica que a parceria com o CIEE/PR, ajuda na melhor formação dos profissionais para o mercado.
A supervisora do CIEE/PR, Ilsis Cristine da Silva, afirma que há 3,9 mil vagas abertas com oportunidades para várias áreas. Ela lembra ainda que o programa traz a oportunidade aos jovens de viverem experiências.
As vagas oferecem benefícios como vale-transporte, vale-alimentação, assistência médica, descontos em faculdades e oportunidade de efetivação.
Para participar da seleção é necessário que o jovem tenha cadastro no CIEE. Todo o processo é feito online, pelo cieepr.org.br.