O Paraná terá mais 604 policiais civis para reforçar o quadro da corporação em todo o Estado na maior contratação da história da Polícia Civil do Paraná. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (23) pela PCPR.
De acordo com a PCPR, em junho foram anunciados a contratação de 620 policiais civis, sendo que 604 foram nomeados nesta terça-feira (22) e outros 16 devem ser chamados em breve.
SAIBA MAIS
- Polícia Militar divulga gabarito da primeira fase de concurso da corporação
- Ratinho Junior anuncia concurso para contratação de 2,6 mil policiais e bombeiros
O secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, fala sobre as funções que esses novos policiais irão exercer.
Os 484 agentes de polícia judiciária serão distribuídos nas regiões de Curitiba e Metropolitana, além do Interior, assim como os 40 papiloscopistas. Já os 80 delegados serão lotados em diversas cidades.
Área de atuação
Eles atuarão diretamente na investigação de crimes, lavratura de flagrantes, condução de inquéritos, execução de operações, perícias papiloscópicas e interlocução com o Poder Judiciário. O objetivo é agilizar atendimentos e procedimentos nas centrais de flagrante, distritos, delegacias regionais e especializadas.
Segundo a PCPR, o impacto financeiro estimado com as contratações em 2025 é de cerca de R$ 43,9 milhões, sendo que o custo anual será de R$ 108,6 milhões.
Os novos policiais devem iniciar o curso de formação na Escola Superior da Polícia Civil em agosto, com previsão de conclusão ainda neste ano, para que, então, iniciem o trabalho nas delegacias em dezembro. A lotação de cada servidor será definida apenas ao fim da capacitação.
*Com informações da PCPR
Por: Matheus Chermont, com supervisão de Joyce Carvalho








