O Paraná contabiliza mais três mortes por dengue e 5,9 mil casos novos da doença. Desde o início do período epidemiológico, que começou em 31 de julho de 2022, o estado já totalizou 126 mil casos confirmados e 100 mortes por dengue. Dos 365 municípios das 22 Regionais de Saúde com casos confirmados, 322 possuem casos autóctones (quando a doença é contraída localmente).

As três mortes foram registradas entre os dias 07 e 28 de abril. Um dos casos é de uma mulher de 93 anos com comorbidades, moradora de Planalto, cidade do Sudoeste. O segundo é de um homem de 47 anos, de Realeza, também no Sudoeste, e o outro em Foz do Iguaçu, no Oeste, envolvendo uma mulher de 92 anos, com comorbidades.

Os dados são do boletim semanal divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta terça-feira (18), que também traz os números de casos de chikungunya e zika, ambas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue.

Durante este período não houve confirmação de casos de zika. Já o panorama de chikungunya no Paraná revela 3,5 mil notificações, com 770 casos confirmados da doença, sendo 623 autóctones, e três mortes.