A Secretaria de Saúde do Paraná confirmou três casos de contaminação simultânea por Covid-19 e influenza, no Paraná. Esse tipo de contágio é chamado de coinfecção pelas autoridades sanitárias e põe em alerta todo sistema de saúde no estado. O secretário Beto Preto falou sobre os novos casos de Flurona, diagnosticados pelo Laboratório Central do Estado.
As pessoas contaminadas tem idades que variam de 10 a 29 anos e as datas de início dos sintomas ocorreram entre 18 de dezembro de 2021 e 2 de janeiro de 2022. Dois dos pacientes foram internados e já receberam alta. Todos os casos evoluíram para cura e nenhum fez uso de Tamiflu.
Além dos casos de contaminação simultânea, a secretaria registrou mais 7.074 casos e cinco mortes causadas pela Covid-19. A secretaria também confirmou mais duas mortes e 113 novos casos de H3N2. O Paraná soma agora 483 casos e seis mortes pela doença.
As mortes em decorrência da gripe são de um homem de 73 anos de Londrina e uma mulher de 47 anos, de Curitiba. Os pacientes estavam internados e possuíam comorbidades. Um deles não tomou a vacina contra a Influenza no ano passado. Segundo o secretário de saúde Beto Preto, esses dados põe a população em alerta e ele orienta o reforço na prevenção.