Termina às 19h desta sexta-feira (25) o prazo de inscrição para os times interessados em disputar a Taça FPF, organizada pela Federação Paranaense de Futebol. Com dificuldades financeiras em meio a um processo de recuperação judicial, o Paraná Clube anunciou na manhã desta sexta que abriu mão da competição, que vai dar ao campeão uma vaga na Copa do Brasil de 2026. Desta forma, a equipe da Vila Capanema, que não joga desde o dia 15 de fevereiro, só volta a atuar em abril do ano que vem, na segunda divisão do Campeonato Paranaense.
O clube teria entre agosto e novembro os gastos da formação de um elenco para uma competição de pouca receita. Pesou também na decisão o fato de que apenas o campeão da Taça FPF se classifica para a Copa do Brasil e a participação no torneio nacional pode durar apenas um jogo.
Em nota oficial, o Paraná argumentou que seria mais interessante que o prêmio da Taça FPF fosse a classificação para a Série D do Campeonato Brasileiro, que oferece um calendário mínimo de 14 partidas e começa em abril. A vaga na Copa do Brasil, que inicia em fevereiro, comprometeria o planejamento do clube para 2026.
11 times
Onze times vão disputar a Taça FPF: Athletico, Coritiba, Azuriz (de Pato Branco), Batel (de Guarapuava), Cascavel, Cianorte, Foz do Iguaçu, Galo Maringá, Nacional (de Campo Mourão), Patriotas (de Curitiba) e Rio Branco (de Paranaguá).
A reunião para definir a fórmula de disputa está marcada para a próxima quinta-feira (31) na sede da Federação Paranaense de Futebol.
Athletico sub-20
A Taça FPF vai garantir a quinta vaga do futebol paranaense na Copa do Brasil de 2025. As quatro primeiras, definidas através do Campeonato Paranaense deste ano, são de Operário, Maringá, Londrina e Athletico, que vai colocar em campo jogadores da categoria oficial.
Destes quatro, apenas o Athletico se inscreveu na Taça FPF. Se o rubro-negro ganhar este torneio, a vaga para a Copa do Brasil passa para o vice-campeão.
Nota oficial
Abaixo, a íntegra da nota na qual o Paraná Clube comunica que não vai disputar a Taça FPF:
“O Paraná Clube informa, de forma transparente e respeitosa à sua torcida, que não participará da Taça FPF 2025.
A decisão foi tomada após criteriosa análise de cenário, levando em conta aspectos financeiros, estratégicos e estruturais que envolvem o momento atual da nossa instituição.
Entre os principais fatores estão o atual momento de reconstrução do clube, o andamento das tratativas envolvendo a venda da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e a inviabilidade da competição do ponto de vista econômico e estrutural do torneio — uma vez que a premiação se limita à vaga na Copa do Brasil e não ao Campeonato Brasileiro da série D, o que sempre motivou o clube a se posicionar favoravelmente pela criação da competição, por entender que esse seria um caminho real de valorização técnica e esportiva para os participantes.
Além disso, o jogo da primeira fase da Copa do Brasil, para o eventual vencedor da Taça FPF, seria disputado em fevereiro de 2026, o que exigiria uma antecipação significativa na preparação do elenco, comprometendo todo o cronograma planejado para o ano, visto que o início da temporada profissional do Paraná Clube está previsto para abril de 2026, quando teremos uma estrutura mais robusta, elenco formado e melhores condições de representar dignamente as cores do Tricolor.
Ressaltamos que esta decisão foi tomada com responsabilidade e foco no futuro. Estamos, neste momento, dando um passo atrás, para que possamos planejar melhor o amanhã — e avançar em passos largos rumo ao crescimento sustentável do Paraná Clube.
Entendemos a expectativa do nosso torcedor por ver o time em campo, mas reafirmamos nosso compromisso de construir um Paraná Clube mais sólido, competitivo e à altura da sua história.
Contamos com a compreensão e o apoio da apaixonada Nação Paranista neste momento de reconstrução e seguiremos firmes no propósito de devolver ao nosso clube o protagonismo que sempre mereceu”.








