O Carnaval de 2025 promete ser um grande impulsionador da economia paranaense, com uma movimentação financeira estimada em R$ 712,22 milhões, um crescimento de 3,6% em relação ao ano passado. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgados pela Fecomércio Paraná. No Brasil a movimentação em receitas deve ser de R$ 12,03 bilhões. O montante representa um crescimento real de 2,1% em relação ao ano passado, já descontada a inflação.

O economista e assessor econômico da Fecomércio PR, Lucas Dezordi, destaca que o crescimento dos festejos carnavalescos impulsiona não apenas o turismo, mas também diversos outros setores da economia em todo o estado.

Além do impacto econômico direto, o Carnaval também é um importante motor de geração de empregos temporários. No Paraná, o feriado deve gerar cerca de 2.288 vagas temporárias, mantendo um volume semelhante ao registrado no ano anterior. Dados da CNC mostram que o estado tem mostrado crescimento constante desde 2021, quando foram geradas apenas 940 vagas, chegando a 2.292 em 2024.

Em todo o país, a estimativa é de abertura de 32,6 mil vagas, sendo 70% no setor de bares e restaurantes, 12,5% em hotéis e pousadas e 10,2% em empresas de transporte de passageiros.

Com informações da Fecomércio Paraná