De acordo com dados do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Curitiba tem uma média de 16 acidentes por ano em canaletas envolvendo somente ciclistas. O dado mais recente, de 2022, revela que foram mais de cem acidentes gerais nas canaletas de ônibus da capital. Em 2021, o número chegou a 190, com 128 vítimas.
No início deste mês de março, um ciclista teve ferimentos graves após um acidente com biarticulado na canaleta da Linha Verde. O motorista do biarticulado disse que não teve como fazer nada para impedir que o acidente acontecesse, pois vinha uma viatura e ele não tinha como desviar.
Hugo Alexander Martins Pereira, professor de Engenharia Civil da Universidade Positivo (UP), explica por que essas ocorrências são tão comuns e o que fazer para melhorar o problema.
Outro ponto observado pelo especialista é sobre as campanhas de educação. Ele defende a necessidade de instrumentos para conscientizar as pessoas.
No caso dos ciclistas, nem mesmo as ciclofaixas garantem a segurança devida.
O especialista fala ainda sobre a necessidade de ter câmeras de segurança em toda a extensão das canaletas.
Em ano eleitoral, o tema deve seguir em alta. Segundo Hugo Alexander Martins Pereira, a pauta será o novo edital de licitação do transporte coletivo.