A farinha de trigo anda puxando o preço do alimento que está em quase todas as mesas. Desde o início do ano até agora, o preço do pãozinho acumulou 15,35% de alta. O especialista em finanças Altemir Farinhas lembra que o preço da matéria prima usada na fabricação do pãozinho, subiu quase 30%.
Na ponta final do efeito cascata, está o consumidor, segundo Altemir.
Nas padarias no centro de Curitiba, o preço do pão tem variado. O quilo varia entre R$14,90 e R$18,90. E o reflexo não está só no pão, todas as receitas que levam a farinha de trigo tiveram alguma variação para cima.
Dos bolos e salgados na área da panificação ao setor de alimentos, o ingrediente é apontado como um dos fatores principais do reajuste. Ainda assim, a aposentada Marina Luz, diz que não fica sem o pão caseiro.
Um levantamento feito em julho pela Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, apontou que a área plantada de trigo no Brasil, poderá ser ampliada em 11% até o final de 2022. Isso representaria 900 mil toneladas de trigo a mais, impactando na redução das importações. A meta é amenizar o impacto causado pela guerra entre Rússia e Ucrânia, dois dos maiores produtores mundiais de trigo.