Uma das áreas mais afetadas pela pandemia de Covid-19 foi a educação. Alunos e professores tiveram que se adaptar aos novos tempos, com aulas online e longe do ambiente escolar. Em 2021, muitas escolas adotaram um sistema de rodízio entre as aulas presenciais e à distância. Neste ano a retomada presencial, já é possível sentir os efeitos da pandemia na educação, que devem levar meses para serem sanados.

Na próxima semana, estudantes da rede estadual de ensino vão participar de um exame para diagnóstico sobre o nível de aprendizado em relação aos conteúdos abordados em sala de aula neste primeiro trimestre.

É a Prova Paraná, aplicada pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed), nos dias 4 e 5 de maio. Será a primeira em formato totalmente presencial desde 2020. Outras duas provas devem acontecer em 2022 para avaliar os dois outros trimestres letivos.

As avaliações serão aplicadas em cada escola, com duração de 2h30 por dia, durante o horário de aula. Os resultados auxiliam os professores e as equipes gestora e pedagógica dos colégios a aprimorar suas ações pedagógicas e estratégias de ensino-aprendizagem.

A medida é uma alternativa para medir o conhecimento, o cognitivo. Mas, segundo Reginaldo Rodrigues da Costa, doutor em Educação e professor do curso de Pedagogia da PUCPR, outras dimensões também precisam ser avaliadas.

 

O diagnóstico é uma das informações que pode transformar o aprendizado, segundo o especialista, mas é algo que precisa ser feito no início do ano letivo.

 

Tanto na educação básica quanto superior, a dificuldade do uso da tecnologia ainda é um desafio.