Uma fila de espera se formou nesta segunda-feira (11) na Escola Municipal Leonor Castellano, que fica no bairro Boqueirão. O motivo seria a falta de vagas para a educação fundamental na instituição, para atender pais que desejam matricular seus filhos no local. No espaço, há possibilidade de atendimento para mais de uma centena de estudantes, mas famílias que moram a poucos metros do local afirmam que foram direcionadas para outras instituições, mais longe de sua residência.

É o caso da Deise Oliveira, mãe de uma menina de 6 anos, que está entrando na rede de ensino fundamental.

Mari Pinheiro também está na expectativa por uma vaga. Ela contou que chegou às 6h para tentar matricular o filho, que vem transferido de São Paulo, mas mesmo assim ficou na fila de espera.

Essa não é a primeira vez que a escola tem uma fila de pais, isso porque a instituição possui uma nota alta no Ideb, que mede a qualidade da educação.

Em nota, a Secretaria Municipal da Educação informou “que desde esta segunda-feira (11/12) até 15/12 é o período para as famílias buscarem matrículas para vagas remanescentes. As matrículas são feitas diretamente nas unidades. A grande procura por escolas como a Leonor Castellano se deve ao alto Ideb dessas unidades. Para crianças acima dos 4 anos o atendimento é universal, ou seja, todos são atendidos em alguma escola, não necessariamente a de escolha dps pais, pois isso depende da estrutura de cada uma”.