Ovos tradicionais sem personagens e sem brinquedos são a preferência dos paranaenses nesta Páscoa. Uma pesquisa da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) mostra que 39% dos entrevistados devem aderir ao básico para presentear. A preferência é maior entre o público masculino, mais velhos e aqueles com renda mais elevada. Já 19% vão escolher ovos artesanais e outros 19% ovos com personagens infantis. Devem comprar ovos com brinquedo apenas 17% dos entrevistados.

Quanto aos tipos de chocolate que os consumidores paranaenses pretendem comprar para a data, os mais mencionados são os ovos de chocolate, seguidos pelos bombons ou caixas de bombons.

Na hora de comprar, a qualidade é fator determinante para os paranaenses, segundo o economista Claudio Shimoyama.

A pesquisa ainda mostra que os paranaenses pretendem gastar, em média, R$ 234,05 com os presentes para o período. A pesquisa apontou ainda que 54% dos consumidores do estado pretendem comprar presentes nesta época.

O levantamento indicou também que a maioria dos paranaenses opta por pesquisar o valor dos ovos de chocolate antes da compra. Quanto maior a renda, maior é o índice de pessoas que realizam a pesquisa.

Segundo o estudo, mais da metade dos consumidores planeja gastar o mesmo valor do ano passado na compra de chocolate para a Páscoa. Nota-se que uma parcela significativa daqueles com renda mais baixa planeja reduzir seus gastos.

Quanto ao número de pessoas que planejam presentear na Páscoa, as respostas mostraram-se diversificadas, porém, predomina quem tem a intenção de presentear mais de quatro pessoas, seguido por três pessoas.