Após um setembro de calor acima da média e chuvas irregulares no Paraná, o mês de outubro deve ter um comportamento mais próximo do esperado para a estação, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Para Curitiba e Região Metropolitana, a previsão indica a ocorrência de tempestades em alguns dias, mas de intensidade moderada e mais espalhadas.
Duas frentes frias na primeira quinzena
O coordenador de operações do Simepar, Marco Jusevicius, explica que duas frentes frias vão avançar pelo Estado entre os dias 6 e 7 de outubro e 13 e 14 de outubro.
Na segunda metade do mês, as instabilidades continuam, porém de maneira menos organizada, com maior chance de chuvas frequentes no final de outubro.
Calor e ar seco no Norte do Paraná
Entre as passagens das frentes frias, o destaque será o calor e a baixa umidade no Norte do Paraná, onde os termômetros podem chegar a 34°C e 35°C. No Oeste do Estado também há probabilidade de temperaturas acima da média histórica.
SAIBA MAIS
Já em Curitiba e Região Metropolitana, as temperaturas devem se manter próximas do esperado para esta época do ano, sem previsão de massas de ar frio intensas.
Balanço de setembro
O último mês foi marcado por contrastes no Paraná. De acordo com o Simepar, metade das estações meteorológicas registrou volumes de chuva dentro ou acima da média, enquanto a outra metade ficou abaixo, especialmente no Norte Pioneiro.
No dia 22 de setembro, um tornado de categoria F1 atingiu Santa Maria do Oeste. A mesma frente fria provocou rajadas de vento históricas em várias cidades, como Ubiratã (121 km/h) e Altônia (102,2 km/h).
As temperaturas também chamaram a atenção. Em cidades como Maringá, Loanda e Cambará, os termômetros ultrapassaram os 36°C em alguns dias. Já em Guarapuava e Palmas, o frio apareceu no dia 23, com mínimas próximas de 2°C.
Com informações da AEN/PR








