Peças de concreto são instaladas na orla de Matinhos, a partir desta sexta-feira (16), para evitar que a maré alta danifique a base das estruturas construídas. A obra também garante a manutenção da “onda da direita”, considerada a melhor onda para a prática do surf.

Ao longo dos 6,3 km de orla são instaladas 5.153 unidades das peças, que foram construídas no próprio litoral. Essa é mais uma etapa do Projeto de Recuperação da Orla de Matinhos, o maior investimento realizado pelo Governo do Estado no Litoral, de R$ 314,9 milhões. O pacote de obras vai minimizar os impactos causados por décadas de erosão e cheias na região. vTodas as etapas são acompanhadas pelo Instituto Água e Terra (IAT).

As obras estão 68% concluídas. Após a instalação destas peças, serão executadas as obras de finalização da estrutura, que terá 85 metros de comprimento. A etapa final é de implantação calçada e paisagismo, que envolve o plantio de árvores nativas.

Também estão em obras a construção dos guias-correntes da Avenida Paraná, com 42% de conclusão; a urbanização da praia de Caiobá, com 45%; a urbanização dos balneários de Matinhos (sentido Pico de Matinhos ao Balneário Flórida), com 8% já concluídos; e o plantio de restinga nativa na praia de Caiobá, com 45% de conclusão.