Os deputados estaduais aprovaram, nesta segunda-feira (3) em primeiro turno, o projeto Parceiro da Escola. Foram 39 votos a favor e 13 contra. A discussão segue nesta terça-feira (4) com mais uma reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), marcada para 13h30, e as sessões plenárias a partir das 14h30. A expectativa do governo do Paraná, autor da proposta, e da bancada da situação na Assembleia Legislativa é concluir a votação ainda nesta terça-feira.

O debate volta à CCJ porque foram apresentadas emendas ao projeto. O deputado Luiz Claudio Romanelli, líder do PSD na Assembleia, destacou que as alterações minimizam dúvidas em relação à proposta inicial.

Após a aprovação em primeiro turno, o deputado Requião Filho (PT), líder da bancada de oposição na Assembleia, sinalizou que vai recorrer à Justiça questionando a constitucionalidade do projeto.


SAIBA MAIS


A presidente da APP-Sindicato – entidade que representa os professores -, Walkiria Olegário Mazeto, reforçou que não houve diálogo antes da tramitação do projeto na Assembleia.

O projeto Parceiro da Escola prevê a gestão compartilhada da parte administrativa de 200 escolas estaduais. O governo estadual alega que, com parcerias com empresas privadas de gestão educacional, será possível deixar as unidades públicas mais eficientes. Já a oposição questiona a medida, assim como os professores, que informaram na noite desta segunda-feira (3) que mantêm a greve.

Ninguém da bancada do governo na Assembleia quis gravar com a reportagem após o final da sessão.