A Polícia Civil do Paraná prendeu 57 pessoas, nesta terça-feira (17), durante três diferentes operações de combate ao crime organizado no Paraná. A ação fez parte de investigações que envolviam casos de tráfico de drogas, roubo de cargas, homicídios e tentativas de homicídio.
As três ações contaram com mais de 300 policiais e foram deflagradas em 22 cidades do Paraná, além dos estados de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.
Uma das operações tinha como objetivo desmantelar uma quadrilha responsável pelo tráfico e transporte de drogas. Segundo a polícia, cinco carregamentos de drogas foram apreendidos, totalizando mais de seis toneladas de maconha, 65 quilos de crack e quase 240 quilos de skunk. Dezesseis foram presos preventivamente e sete foram autuados em flagrante por posse irregular de arma de fogo e tráfico de drogas. Três indivíduos estão foragidos.
A delegada da Polícia Civil do Paraná, Franciela Alberton, destacou que foram apreendidas 11 armas de fogo, nove veículos, R$ 100 mil em dinheiro e equipamentos de rastreamento.
Segundo a Polícia, uma organização criminosa utilizava caminhões de uma empresa de transportes para distribuir drogas do Oeste do Paraná para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. As cargas ilegais eram disfarçadas com objetivo de despistar as autoridades.
A organização era chefiada por um empresário do ramo de transportes, que utilizava seus caminhões para o envio dos entorpecentes. Os veículos eram transferidos para o nome de terceiros para encobrir o proprietário caso houvesse apreensão, segundo as equipes da Polícia.
Simultaneamente, em uma segunda operação realizada contra organizações criminosas envolvidas em homicídios e tentativas de homicídio no Oeste do Estado, outras 28 pessoas acabaram presas. Vinte e três por mandado de prisão preventiva e cinco em flagrante.
O delegado da Polícia Civil, Antônio Laercio Sousa, também destacou a apreensão de armamentos.
Segundo a investigação, os homicídios e tentativas de homicídios ocorridas no Oeste do Paraná se tratavam de uma disputa entre facções criminosas.
Por fim, em uma terceira operação, seis pessoas foram presas em flagrante durante cumprimento dos mandados de busca e apreensão contra suspeitos de crimes como tráfico de drogas, associação ao tráfico de drogas, posse de arma de fogo e comércio ilegal de arma de fogo. Nesta ação, foram apreendidos pés de maconha, cocaína, duas armas de fogo, munições, rádios comunicadores e celulares.