Uma operação, batizada de Insensibilis, prendeu preventivamente 28 pessoas, integrantes de uma facção criminosa que atua a partir de presídios nesta segunda-feira (1º). Do total, 20 já se encontravam detidos. Também foram cumpridas ordens de busca e apreensão nas cidades de Carlópolis, Congonhinhas, Cornélio Procópio, Ibaiti, Loanda, Londrina, Santa Cecília do Pavão e Santo Antônio da Platina. A ação é do Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Cornélio Procópio.

Segundo Guilherme Santos, promotor de justiça, a investigação trata de desarticular o grupo criminoso, que atua com células específicas, para ilícitos diversos, como jogo do bicho e tráfico de drogas, agindo na Cadeia Pública de Cornélio Procópio.

Foram apreendidos celulares, porções de crack, haxixe e cocaína, anotações e R$ 23 mil em espécie. As prisões e buscas foram executadas com apoio de agentes da Polícia Militar do Paraná e da Polícia Penal do Paraná.

A Operação Insensibilis foi assim nomeada em razão da incapacidade dos investigados em mensurar as consequências negativas de seus atos criminosos.