A Polícia Militar do Paraná (PMPR) realizou na manhã desta terça-feira (8) a Operação Schinus, com objetivo de combater o tráfico de drogas e homicídios em bairros de Curitiba, dentro da área de atuação do 20º Batalhão de Polícia Militar (20º BPM). A ação contou com o apoio da Polícia Civil do Paraná (PCPR) para o recebimento das demandas de polícia judiciária. As ações aconteceram no bairro Santa Cândida.
Ao todo, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e mandados de prisão. Cinco pessoas estão presas. As apreensões e os presos na ação foram encaminhados à 4ª Distrito Policial da Polícia Civil do Paraná para investigação e realização de novas diligências.
SAIBA MAIS
- Encomenda com 2,3 quilos de haxixe é descoberta pela Polícia Civil
- Vítima é encontrada morta sobre trilhos em Curitiba; polícia investiga
Investigação
Segundo a Polícia Militar, a ação foi desencadeada após meses de investigação e monitoramento que culminaram nas ordens judiciais cumpridas nesta manhã. A operação recebeu esse nome em virtude do termo “Schinus” referir-se a um gênero de plantas da família Anacardiaceae, conhecido popularmente como Aroeira, nome dado ao conjunto habitacional onde foi realizada a ação.
Durante os levantamentos prévios de inteligência que fundamentaram a operação desta terça, foram constatadas diversas práticas criminosas, como tráfico de drogas, porte e posse ilegal de armas de fogo, aliciamento de adolescentes para práticas criminosas, lavagem de dinheiro, além de ameaças e intimidação de moradores.
Mortes em confrontos
Na ação desta terça-feira, no bairro Santa Cândida, houve três mortes após confrontos com policiais militares. A informação do portal g1 Paraná é de que a troca de tiros ocorreu durante uma operação conjunta em dois condomínios localizados na Rua Thereza Lopes Skroski.
* Com informações da PMPR








