A Operação Natal da Defesa Social da prefeitura de Curitiba foi lançada nesta quinta-feira, na Praça Rui Barbosa. Segundo a prefeitura, a cidade tem a maior programação de Natal gratuita do país, que, além dos moradores da cidade, atrai muitos turistas. Toda essa movimentação de fim de ano faz com que seja necessário reforçar a segurança, tanto no centro da cidade, como nos locais onde acontecem as apresentações natalinas.

Durante o lançamento foi apresentado um esquema de reforço no efetivo de guardas municipais e agentes de trânsito, já que o horário do comércio foi estendido e isso também aumenta o movimento nos principais polos comerciais da cidade. O Secretário de Defesa Social e Trânsito, Coronel Péricles de Matos, falou sobre o efetivo da Guarda Municipal.

O secretário comentou sobre as câmeras em viaturas e também nos coletes balísticos da Guarda Municipal, que ainda estão em fase de testes, e fazem parte do projeto Muralha Digital.

O comandante da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior, falou que após a fase de testes as câmeras serão instaladas em coletes e viaturas da Guarda.

A Operação Natal também incluiu ações específicas de atendimento à população em situação de vulnerabilidade social, realizado pelo programa Mesa Solidária, que oferece refeições gratuitas à população em risco social, como pessoas em situação de rua, desempregados e idosos carentes, além de pernoite em hotéis sociais.