A Receita Federal e a Polícia Federal cumprem nesta terça-feira (9) operação contra um grupo criminoso que movimentou mais de R$ 1,2 bilhão nos últimos dois anos com importação ilegal e sonegação de impostos. Foram expedidos 56 mandados de busca e apreensão no Paraná, São Paulo e Ceará, além de dois mandados de prisão preventiva.

A operação “Modo Avião” é realizada após investigações a partir de apreensões de mercadorias importadas irregularmente em conjunto com a análise de informações e evidências encaminhadas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeira (Coaf). As diligências indicaram a existência de operações financeiras com a possível utilização de “laranjas” e “empresas de fachada”, possivelmente para a ocultação dos lucros obtidos de forma ilícita.

Também foram identificados atos de lavagem de dinheiro. A operação conta mais de 300 agentes, entre auditores-fiscais e analistas tributários, e pretende apreender provas adicionais das práticas criminosas identificadas.

Além de atuar na apreensão das mercadorias que ingressaram irregularmente no País, a Receita Federal também realizou o levantamento patrimonial e acompanhou a movimentação financeira dos suspeitos.

“Modo Avião” é um comando utilizado para interromper as atividades do celular, assim como as ações visam interromper as atividades da Organização Criminosa. A estimativa de sonegação de tributos chega a R$ 428 milhões. Os investigados devem responder pelos crimes de descaminho, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa, cujas penas máximas somadas atingem 22 anos de reclusão.

Com informações da assessoria