A Polícia Civil do Paraná cumpre, nesta terça-feira (8), 79 mandados de prisão e de busca e apreensão contra um grupo suspeito de desviar mais de R$ 3 milhões de contas bancárias de cinco municípios paranaenses. As investigações, iniciadas em 2023, apuram o desvio fraudulento de recursos das cidades de Doutor Camargo, Iporã, São Manoel do Paraná, Roncador e Paranapoema.
A operação policial soma 43 ordens de prisão pelos crimes de associação criminosa e estelionato, além de 36 mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados.
Até o momento, a Polícia Civil identificou 38 beneficiários diretos das transferências criminosas, a maioria localizada no Ceará e em São Paulo. Além desses dois estados, há ordens judiciais sendo cumpridas também no Rio Grande do Norte, Goiás, Piauí, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Pará e Distrito Federal.
As apurações policiais indicam que os integrantes da quadrilha se passavam por funcionários de empresas vinculadas a instituições bancárias para entrar em contato com os responsáveis financeiros das prefeituras e, então, se utilizavam de técnicas de engenharia social para enganar as vítimas.
Segundo a Polícia Civil, os criminosos pediam a atualização de dados para que os pagamentos do município pudessem ser realizados. De posse das informações, as utilizavam para ter acesso às contas bancárias e fazer as transferências fraudulentas. O dinheiro era posteriormente pulverizado para diversas pessoas jurídicas, apontam as investigações.








