A Operação Mata Atlântica em Pé chegou ao final de sua sexta edição nacional nesta sexta-feira (29). No Paraná foram localizados mais de 4 mil hectares de desmatamento, 550 regiões mapeadas. O total de multas aplicadas no estado, a partir das ações de fiscalização, alcançou mais de R$ 28,5 milhões.

Em todo o Brasil, mais de 15 mil hectares foram identificados com supressão ilegal de vegetação nativa. Em 2022 foram 11,9 mil. Ao todo, foram alvos de fiscalização neste ano 1,2 mil regiões (em 2022 foram 1.279). O trabalho resultou ainda na aplicação de mais de R$ 81 milhões em multas até o momento – alguns estados ainda não contabilizaram o total. O balanço deste ano foi apresentado nesta sexta-feira, 29 de setembro, pelo Ministério Público do Paraná, que coordena nacionalmente a iniciativa.

Desde 2019, a Operação é realizada com a tecnologia da Plataforma MapBiomas, programa de alertas e emissão de relatórios de constatação de desmatamento que usa tecnologias de monitoramento e tratamento de dados desenvolvido pelo projeto MapBiomas – iniciativa que reúne universidades, empresas de tecnologia e organizações não governamentais que realizam o mapeamento anual da cobertura e do uso do solo no Brasil.

No Paraná foram localizados mais de 4 mil hectares de desmatamento, 550 regiões mapeadas. Foto: MPPR

O alcance de maior precisão e segurança nas análises de supressão de vegetação nativa e a possibilidade de fiscalização em locais remotos e de difícil acesso são algumas das principais vantagens da utilização desse tipo de ferramenta.

Com informações da assessoria.