Foi lançada nesta quarta-feira (15) a Operação Inverno 2024, que tem como objetivo reforçar e ampliar o atendimento às pessoas em situação de rua durante o período de baixas temperaturas na capital paranaense.

A operação é desenvolvida pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e pela Fundação de Ação Social (FAS). A iniciativa conta ainda com ações intersetoriais de outras dez secretarias e instituições do município.

Como vai funcionar

Até 30 de novembro, a FAS intensificará os serviços de abordagem social e acolhimento de pessoas em situação de rua. Como é de rotina, equipes farão atendimento às solicitações que chegarem à Central 156, mas também percorrerão roteiros preestabelecidos onde há maior concentração desse público.

O trabalho da FAS será ampliado ainda mais em toda a cidade nas noites em que houver previsão de temperatura igual ou abaixo de 8°C, com sensação térmica baixa ou com chuvas intensas. A chamada ação intensificada será das 18h às 1h. A partir desse horário o serviço será mantido pela Central de Encaminhamento Social (CES), que funciona 24 horas.

De acordo com a presidente da FAS, Maria Alice Erthal, na maioria das vezes as pessoas em situação de rua têm doenças ou infecções preexistentes, que são agravadas pelas temperaturas baixas e que podem levar à morte.

Para ampliar a capacidade de acolhimento, a FAS contará inicialmente com 1.509 vagas de acolhimento em 31 unidades, oficiais e parceiras, capacidade que poderá ser aumentada de acordo com a demanda ao longo do inverno até 1.814 vagas.

Animais de estimação

Como acontece desde 2019, os animais de estimação também recebem atendimento e podem ser transportados nas kombis do resgate junto com seus tutores. Para esses casos, o acolhimento será feito na Casa de Passagem Padre Pio, na Praça Solidariedade, com seis canis.

Central 156

A Prefeitura pede a ajuda da população para proteger as pessoas em situação de rua. A orientação é que entrem em contato com a Central 156, por telefone, site ou pelo aplicativo Curitiba 156, sempre que avistarem alguém nessas condições.

Com informações a prefeitura de Curitiba