Ao todo, foram cumpridos 11 mandados de prisão temporária e 22 de busca e apreensão nas cidades de Curitiba, Araucária e Campo Largo, no Paraná; Campo Grande e Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul; e também em Fernandópolis, em São Paulo. A ação de combate ao tráfico de drogas foi comandada pela Polícia Civil do Paraná (PCPR) na manhã desta sexta-feira (13).
Durante o cumprimento das ordens judiciais, os policias apreenderam duas aeronaves avaliadas em R$ 4 milhões, que eram utilizadas para transportar drogas, pela facilidade de locomoção, como explicou Victor Loureiro, delegado da Polícia Civil do Paraná responsável pela operação.
O delegado disse que os helicópteros apreendidos podem ser utilizados para outros fins.
A investigação descobriu uma organização criminosa especializada no transporte e distribuição de grandes quantidades de drogas que tinha como base uma chácara no município de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. No local, havia um heliponto improvisado para o narcotráfico.
O principal alvo da operação procurava não chamar a atenção da polícia, pois tinha um emprego registrado. No entanto, a investigação concluiu que ele utilizava outras pessoas para adquirir bens de alto valor, como as aeronaves. Inclusive, um dos helicópteros estava registrado em nome de uma pessoa com antecedentes por tráfico de droga, mas com padrão de vida simples.
Os suspeitos podem responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
- Matéria atualizada às 14h11.