Uma operação da Polícia Civil prendeu, ao longo do mês de março, 779 pessoas suspeitas de cometer crimes relacionados à violência contra a mulher. A ação foi realizada no Paraná e nos outros estados do país, coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A força-tarefa aconteceu em 229 municípios do estado. Em 27 dias, foram apreendidas 31 armas de fogo e 447 munições irregulares. Também foram cumpridos 4,6 boletins de ocorrência de violência doméstica e familiar; 2,6 mil inquéritos concluídos; e 3,1 medidas protetivas solicitadas ao Judiciário. A delegada Luciana Novaes falou sobre a ação.

A delegada apontou ainda que em 183 unidades da Polícia Civil no Paraná estão acontecendo ações educativas com adolescentes e adultos do sexo masculino no objetivo de conscientizar sobre as ações para coibir a violência contra a mulher. Ela explicou como a corporação atua no atendimento às vítimas, e disse que o apoio das prefeituras é fundamental.

A operação, que acontece ao longo do mês de março, conta ainda com a apuração de denúncias, instauração de inquéritos policiais, realização de atendimentos às vítimas e cumprimento de mandados de prisão e ações educativas, como palestras, orientações e cursos. A iniciativa já atendeu cerca de 7,6 mil pessoas.