A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou uma operação para cumprir 16 mandados de busca e apreensão em endereços ligados a uma associação criminosa responsável por fraude à licitação e adulteração e entrega de mercadoria da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). A ação aconteceu na manhã desta terça-feira (11), em Curitiba, São José dos Pinhais, Araucária e Pinhais, na Região Metropolitana.

Segundo a polícia, as investigações apontaram que uma associação criminosa integrada por pessoas de uma mesma família constituía diversas empresas para participação em processos licitatórios promovidos pela Sanepar. Após vencerem os certames, na fase de execução do contrato administrativo firmado, as supostas empresas não entregavam os materiais ou entregavam com qualidade inferior à prevista no edital.

A Sanepar aplicava as sanções administrativas cabíveis à empresa envolvida, como a penalidade de suspensão temporária de participação em licitações e o impedimento de contratar com a administração. O grupo criminoso, então, constituía uma nova pessoa jurídica, aparentando ser uma entidade diversa, para continuar a prática ilícita, o que ocorreu em diversas oportunidades.

A Polícia Civil vai repassar mais informações sobre as investigações ainda nesta terça-feira.

Mais informações ao longo da programação da CBN Curitiba, em 95,1 FM e cbncuritiba.com.br

* Com informações da Polícia Civil